Skip to content

Instantly share code, notes, and snippets.

@mateusfg7
Created April 4, 2024 19:35
Show Gist options
  • Save mateusfg7/292cc1f0bdf989eff0d60893bc9dea0c to your computer and use it in GitHub Desktop.
Save mateusfg7/292cc1f0bdf989eff0d60893bc9dea0c to your computer and use it in GitHub Desktop.
Teoría dos parâmetros de privilégios/pesos

Sobre as oportunidades/privilégios que alguém pode ter

Vejo por ai uma série de discussões sobre como certas pessoas são privilegiadas por ser/estar A ou B, e como certas pessoas não conseguem crescer na vida por ser/estar A ou B, e o principal équivoco dessas discusões é sempre pegar um único aspecto da vida de alguém, e afirmar que isso ajuda/atrapalha toda a vida da pessoa, em comparação com outra. O problema disso é que pra comparar oportunidades entre duas pessoas, e afirmar que a vida de uma é melhor que a outra, devemos analisar uma série de aspéctos (parâmetros) pra se fazer tal afirmação, um exemplo: Imagine que estamos discutindo o quão difícil ou fácil é a vida de uma pessoa em comparação com outra, incluindo questões como qualidade de vida, oportunidades, etc.

A pessoa 1 é um homem negro, a pessoa 2 é um homem branco. Você acha q a vida da pessoa 1 é mais difícil que a pessoa 2? Quem você acha que vai ter mais oportunidades na vida? Aqui, o parâmetro analisado é a cor de pele, parâmetro que, infelizmente, possui um peso muito grande na vida de uma pessoa.

Mas e se eu te disser que a pessoa 1 teve a sorte de nascer em uma família rica, bem estruturada, seus pais lhe deram amor e carinho, etc... E a pessoa 2 vem de familha pobre, pai foi morto por dívida de droga, mãe é viciada, a familha é desestruturada, não teve condições de ter nada na vida. Você acha que o parâmetro "cor de pele" da pessoa 1 ainda pesa tanto a ponto de fazer a vida dela ser mais difício que a da pessoa 2?

E se eu te disser que a pessoa 1 é autista, meio cheinha, sofreu bullying durante todo o colégio, tem diabetes, e, mais tarde se descobriu homossexual, porém os pais são mais conservadores, embora o respeitem, ele sabe que a aceitação de um namorada nunca vai ser como a de uma namorada, possui depressão e não sabe o quer da vida. E a pessoa 2, embora não tenha condições pra nada, e com uma familha desestruturada, é um cara boa pinta, seu rosto é simêtrico, e tem um shape considerado padrão, chama atenção por onde passa por sua beleza. Fez amizade com um menino na época de escola que deve uma boa condição financeira e lhe apresentou o universo da computação e programação, juntos aprenderam várias linguagens de programação e se aprofundaram nesse mundo. A pessoa 2 é bem comunicativa e sociável. Quem você acha que tem a vida melhor? Quem você acha que tem/terá mais oportunidades na vida?

E se eu te disser que a pessoa 2 vive em uma época em que a IA está extremamente avançada a ponto de que, pra você entrar na área de TI, você terá que ter se formado em faculdade extramamente renomadas, e que dificilmente aceitam gente que veio de tão "baixo" na sociedade, uma época em que a IA elevou a régua de profissionais de TI, e poucos conseguem entrar. E a pessoa 1 é tão rica, que mesmo gastando alguns milhares por dia, ela provavelmente nunca vai falir, aquele tipo de familha pornograficamente rica, que fez a pessoa 1, já nascer aposentada. Quem tem a vida mais fácil? Que tem/terá mais oportunidades na vida?

Meu ponto é que não da pra decidir quem tem a vida melhor olhando apenas um parâmetro. Lógico, se precisamos tomar uma decisão de quem merece uma cota, é inviável atender a todas as combinações possíveis que torna a vida de uma pessoa mais fácil/difício, e ninguém está falando que negros não tenham sido historicamente prejudicados.

Mas no dia-a-dia, faz sentido você simplesmente isolar um aspécto da vida de duas pessoas, e fazer disso o parâmetro definitivo de privilégio?

O melhor jeito de avaliar isso, é estando na pele das duas pessoas que você está fazendo a comparação. Para mim, o que define isso, é a somatória de parâmetros:

  • Cor de pele: -10
  • Financeiro: +15
  • Mental: +4
  • Aparência: -1
  • Família: -4
  • Época: -5
  • Local em que vive: +1

SOMATÓRIA: 0 (Vida neutra)

O problema é que existem milhares de parâmetros, parâmetro que você nem sabia que existia, mas que estão la, influenciando a vida da pessoa.

Conclusão: Não julgue a vida de uma pessoa baseado na observação de só um parâmetro, a vida tem muitas nunces pra ser simplificada desse jeito.

Sign up for free to join this conversation on GitHub. Already have an account? Sign in to comment